sábado, 10 de março de 2012

Quaresma tempo de reflexão

A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.”
Bento XVI

Quaresma tempo de reflexão, penitência e oração. A Quaresma é o tempo propício, como diz o Santo Padre, para renovarmos o nosso caminho de fé, e esse mesmo caminho só pode ser renovado pelas seguintes práticas quaresmais:
  • ·         A oração: nesse tempo a nossa oração deve ser intensificada com as seguintes práticas: rezar diariamente um salmo ou rezar todo o saltério no decorrer dos quarenta dias. Pode-se, também, rezar a Via Sacra às sextas-feiras!
  • ·         A Penitência: em todos os dias da quaresma é necessário a penitência, podemos ofertar como sacrifício a Deus algo que gostamos muito.
  • ·         A esmola: devemos durante esse tempo praticarmos atos de caridade para com os irmãos, é tempo de abrirmos os nossos corações para os mesmos. «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)
  • ·         A Leitura da Palavra de Deus: faz-se necessário a maior escuta da Palavra de Deus, pois a quaresma nos lembra de que "Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede daboca de Deus" (Mateus 4,4)
  • ·         A Conversão: São Paulo nos diz “Eis o tempo da conversão!”, é tempo de reconhecermos os nossos erros e fraquezas que nos levam a pecar e corrigi-los.                                                                        (João Quintanilha)                                                                                                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário